Tipos de Ofertas para Afiliados

Entender os tipos de ofertas publicados pelos anunciantes para meio óbvio e chato mas muito pelo contrário. Entender e acompanhar os anunciantes que você afiliado divulga é super importante por que é nessas diversas formas de promoções que você pode se beneficiar agregando valor ao seu site para seus usuários

Você já viu no post sobre tipos de comissões que os anunciantes oferecem para os afiliados, é importante também você entender quais os tipos de ofertas para que você como afiliado possa pensar e executar estratégias de divulgação.Quando o anunciante divulga uma oferta e você como afiliao com uma simples copy, uma landing page e um anúncio bem segmentado para o usuário certo na sua jornada de compra, é venda na certa!!

Basicamente os tipos de ofertas publicados pelos anunciantes são:

Tipos de Ofertas para afiliados

  • Cupom de desconto
  • Link promocional
  • Produtos com menores preços do mercado
  • Frete Grátis
  • Produtos com desconto em reais (R$)
  • Produtos com desconto em porcentagem (%)
  • Desconto na Primeira compra
  • Brindes ( Compre 2 e pague 1)
  • Frete grátis por faixa de compra
  • Cashback

Geralmente as ofertas são divulgadas de algumas formas, são elas:

Formatos de divulgação de ofertas para afiliados

  • Feeds XML
  • API
  • Mastertags
  • Cupons de desconto

O que é uma mastertag?

Mastertag basicamente é um código que o afiliado implementa no seu site a fim de que todos os links do seu site sejam convertidos em links afiliados com referência aos anunciantes do qual ele divulga através de uma rede de afiliados.

Uma vez que o afiliado instale uma mastertag no seu site, todos os links são convertidos em links afiliados

O que é um Feed XML de produtos

É um recurso baseado em linguagem XML aonde o afiliado consegue “puxar” todos os preços, imagens, e dados dos produtos do anunciante em tempo real. Os feeds XML apenas “puxam” os dado porém sem seu link afiliado, ao contrário das API´s que fazem a mesma coisa porém com seu link afiliado

O que é uma API

Uma API é basicamente um aplicativo que se comunica com servidor da rede de afiliados ou com o servidor do anunciante e com o seu site afiliado. Basicamente ele faz o que um feed xml faz mas de forma mais automatizada e simples. Se o seu site for um site projetado para receber API´s de redes de afiliados por exemplo, Essa API simplesmente “puxa” produtos, preços, imagens e dados dos produtos já com seu link afiliado

Cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser publicados via XML e API´s também, porém no Brasil, temos poucas redes que fazem isso e as que tem ainda dão sérios problemas.

No Brasil atualmente, todos os cupons são divulgados de forma manual por planilhas de controle das redes de afiliados que são publicadas e atualizadas diariamente pelas redes.

A comunicação de novos cupons ainda é feita somente por email ou outros canais como grupos de facebook das redes que atuam no Brasil

Além disso, é importante saber que no Brasil existem basicamente 2 tipos de anunciantes:

- Ecommerces

- Marketplaces

O que é um ecommerce?

Ecommerce é uma loja virtual na internet. Pode ser de uma grande loja famosa como todos conhecem ou pode ser de uma única pessoa que vende pela internet. Toda loja online que vende pela internet é um ecommerce

O que é um marketplace?

O marketplace é um shopping de ecommerces. É um site que reúne várias lojas que vendem seus produtos dentro deste site (marketplace). Funciona como um agregador de ecommerces. Um marketplace ganha dinheiro fazendo toda intermediação entre os usuários que acessam o site e querem vender e o lojista que tem um ecommerce e quer divulgar seus produtos neste outro site (marketplace)

Vantagens de um marketplace para afiliados de performance

Um marketplace agrega vários ecommerces de diferentes nichos, as maiores vantagens de se trabalhar como afiliado para marketplaces são:

  • Variedade de produtos
  • Variedade de Marcas
  • Variedade de modelos de produtos
  • Variedade de Lojas

- Muitas lojas que estão nestes marketplaces são desconhecidos do grande público, porém essas lojas separadas dos marketplaces, tem público comprador e geralmente são muito conhecidos por pessoas que atuam no nicho que essa loja vende os produtos e também na região que ela atua

- Para um site nichado que recomenda produtos e serviços para um público especifico, ter em um lugar só, produtos, marcas, modelos de produtos e lojas diferentes poupa muito tempo por que você não precisa se cadastrar em vários programas de afiliados de lojas, não precisa se preocupar em receber de cada uma, não precisa ficar indo de rede em rede atrás destas lojas,

Tudo se concentra em um único lugar e geralmente em uma única rede

Desvantagens de se trabalhar com marketplaces

- Pelo fato de terem muito tráfego, o marketing de afiliados é pouco usado

- Falta de boa promoções e ofertas, nem sempre os afiliados tem acesso á promoções dos quais poderiam se beneficiar

Em resumo:

nem sempre a comunicação entre anunciante e redes de afiliados flui na mesma velocidade e nem sempre os anunciantes querem divulgar suas promoções internas aos afiliados por n motivos. então neste caso recomendo que

  • Crie um email somente para receber ofertas das lojas das quais você é afiliado
  • Acompanhe sempre os sites dos seus anunciantes para saber quais são as novidades
  • Sempre fique de olho na seção de ofertas, promoções e descontos destes sites e logicamente crie um deeplink para os produtos, páginas e categorias de produtos em promoção

Conhecer os tipos de ofertas para criar bons anúncios e copys assertivas para o seus membros de grupos de promoções e para banners no seu site fará toda a diferença e com certeza conhecendo isso, suas vendas irão crescer.

Lembre-se: todo usuário esta em alguma etapa da jornada do consumidor e o consumidor brasileiro pesquisa em média de 3 a 4 lugares diferentes antes de tomar uma decisão de compra. Ofertar um produto com a chamada certa pra ele pode ser decisivo pra ele fechar a compra com você