Tipos de Comissões para Afiliados

Os tipos de comissões para afiliados são baseados em campanhas do CPA, CPL, CPC, CPM, CPI e CPD, sendo os modelos de remuneração para afiliados baseados em comissões fixas, comissões em camadas, incentivos e comissão recorrente

iremos falar sobre tudo isso no post de hoje. Abaixo vamos falar sobre os modelos de comissões disponíveis no mercado para afiliados.

Para não confundir as coisas, primeiramente vamos tentar entender a semântica dos significados quando falamos sobre tipos de campanhas e formatos de comissões, vamos usar o CPC como exemplo

entenda o seguinte,quando falamos:

Campanha de CPC:  É o formato de publicidade online que o anunciante escolheu para conseguir mais vendas através da internet

Comissão por CPC: é quanto o afiliado irá ganhar de comissão nesse tipo de campanha

Cálculo do CPC: é a fórmula de cálculo para saber quanto o anunciante gastou neste formato de publicidade

Ponto de vista do anunciante: é o custo real que o anunciante tem com este formato de campanha, do ponto de vista do afiliado é quanto ele ganhará por clique

É bom deixar isso claro pois muita gente confunde estas siglas ora quando se fala sobre tipo de campanha ora quando se fala sobre métricas de performance

Tipos de Comissões para Afiliados

CPM

O que é CPM marketing?

CPM é um acrônimo de Custo Por Mil impressões, impressões são visualizações do anúncio. É o custo que um anunciante paga por mil visualizações e o valor que o afiliado recebe de comissão para cada mil vezes que o anúncio aparece em seu site

CPM do ponto de vista do Anunciante

O CPM geralmente é usado pelo anunciante para gerar reconhecimento da marca na internet. Em estratégia de marketing, esse forma de publicidade online é usada no topo do funil de vendas

O anunciante paga ao afiliado a cada 1000 vezes que o anúncio é exibido para o usuário no seu site. Caso um usuário clique no anúncio e compre alguma coisa o afiliado não irá ganhar nada. Ele ganha apenas com o total de visualizações do anúncio.

O programa de afiliados por CPM mais famoso que existe no mundo hoje é o google adsense

Afiliados de CPM no Marketing digital

Afiliado de CPM é aquele que monetiza seu site com anúncios de diversos anunciantes. Esse tipo de afiliado ganha comissões a cada 1000 visualizações de anúncios em seu site. Os tipos de sites afiliados que mais usam esse modelo de negócio são sites de notícias e sites nichados que tem alto volume de tráfego diário. No brasil o programa de afiliados por CPM mais famoso e usado é o google adsense

Exemplo para Afiliados de CPM

Suponhamos que um anunciante te ofereça R$ 10,00 por CPM

Neste caso ele irá te pagar R$ 10,00 para cada mil vezes que este anúncio for exibido em qualquer parte do seu site

Suponhamos que no final da campanha tenho tido um total de 32.000 visualizações.

Sendo assim, seria: 32.000/1000 = 32

Se você ganha R$ 10,00 por CPM, então seria 32 x R$10,00/por CPM = R$ 320,00

Ou seja, você ganhou R$ 320,00 por ter exibido 32.000 vezes todos os anúncios de diversos anunciantes no seu site

Adnetworks para Afiliados de CPM

Muita gente que usa o adsense e não conhece outras plataformas que pagam no modelo CPM

O que muita gente também não sabe é que você monetizar seu site muito além do google Adsense usando CPM usando as chamadas Adnetworks

Aqui tem um diretório de adnetworks que você pode se cadastrar

O que é uma adnetwork?

As adnetworks funcionam como uma plataforma que agrega vários sites de diferentes nichos. Estas plataformas fazem a intermediação entre anunciantes e donos de sites de forma automatizada, de um lado o anunciante que quer comprar mídia (anúncios) e do outro os sites que querem ceder espaço em seus sites para estes anúncios

Cada espaço que tem no seu site é chamado de inventário (espaço publicitário) e a junção de todos os sites produz um inventário (todos os sites) que uma adnetwork compila

Uma vez que uma adnetwork junta todos estes sites, eles vendem esse inventário para grandes anunciantes e agências de publicidade online, então a adnetwork faz a ponte automatizada entre o seu site e os anunciantes, nessa intermediação a adnetwork ganha uma comissão entre o que recebem do anunciante e quanto te pagam ao afiliado (publisher)

Além de poder vender seu inventário para uma adnetwork, você também pode vender para plataformas de self service de mídia.

Uma plataforma de self service de mídia é uma plataforma em que você define o orçamento, o objetivo (CPM, CPC, CPL,etc), o alcance e perfil do público, etc, Plataformas como Google e facebook são exemplos de plataformas de self service de mídia. Logicamente existem muitas outras nas quais um afiliado CPM pode vender seu inventário. No Facebook esse modelo é o Facebook Audience Networking

Plataformas de self service que conectam publishers (afiliados) são empresas que negociam diretamente com você para que você veicule anúncios dosclientes deles no seu site

Lembrando que seu site deve ser relevante com muito tráfego.

Outra recomendação para quem quer monetizar seu site é ter um bom mídia kit

Um bom mídia kit vai muito além de simplesmente olhar o google analytics. Você deve enriquecer seu mídia kit com a maior quantidade de dados possíveis sobre sua audiência.

Quanto mais dados e mais segmentado for, melhor será sua negociação de CPM

Recomento que você use a Navegg

As adnetworks trabalham com dois tipos de inventários: Verticais e Horizontais

Verticais:

São sites nichados, que tem público segmentado

Horizontais

São sites geralzão, ou seja, sites de conteúdo genérico

Lembrando que quanto mais nichado for seu site, quanto mais tráfego e relevante ele for, melhor será as suas negociações com adnetworks. Geralmente os anunciantes buscam por sites nichados pois é lá que estão usuários que se interessam pela marca e produtos deles

Vantagens de uma Adnetwork para afiliados de CPM.

- Aumentar os lucros: os Afiliados (publishers) aumentam consideralvemente seu lucro em comparação ao google adsense devido ao fato de seus anúncios serem mais adequados para os anunciantes

- Profissionalização do seu site: Uma vez que você esteja em boas adnetworks, você além de ser um Publisher importante na rede, também pode ter oportunidade de fechar parcerias diretamente com os anunciantes. Grandes sites de notícias e sites nichados com alto tráfego por exemplo fazem isso

Dicas para afiliados de CPM

- Estruture seu inventário, ou seja, defina quais partes do seu site irá receber os anúncios, estruture o tamanho dos anúncios e local aonde eles irão aparecer. Lembre-se que os tamanhos dos anúncios seguem o padrão da IAB

- Entenda sua audiência. Quanto mais você entender sua audiência melhor será seu lucro. Entenda quem são seus visitantes, quem é a persona que acessa seu site, use empresas como Navegg e Hariken para isso.

Conteúdos segmentados e direcionados são alvo de públicos muito específicos. Por terem acessos de usuários tão qualificados, a possibilidade de comercializar seu inventário é muito grande. As Adnetworks são a resposta para tudo isso! As redes de anúncio ou Adnetworks, buscam sites  qualificados, compram uma parte ou todo o inventário de sites regionais e levam seu site para grandes anunciantes através das campanhas que são vendidas pela equipe comercial dessas redes de anúncio

CPC

O que é CPC Marketing?

CPC vem do inglês Cost Per Click, que em português significa Custo por Clique. Essa é uma forma de veiculação de publicidade aonde o anunciante irá pagar somente quando o anúncio recebe um clique, seja em formato de banner ou seja um link.

O objetivo das campanhas de CPC é gerar uma venda a cada clique que o usuário faz em um anúncio além de conseguir mais tráfego para o site e aumentar a exposição da empresa (banners)

Do ponto de vista do anunciante, quando um usuário clica no anúncio e vai para o site dele, este usuário se torna um potencial comprador pois mostrou interesse no anúncio

Em estratégias de marketing, também é usado no topo do funil assim como o CPM

Do ponto de vista do anunciante, o CPC é o custo total que ele teve para conseguir vendas

Suponhamos que um anunciante tenha gasto R$ 5000,00 e tenha gerado 16.000 cliques

Fazendo as contas, o seu CPC seria de 5000/16000 = R$ 0,31 por clique

Ou seja, cada clique custou 31 centavos.

e logicamente uma porcentagem destes cliques se convertem em vendas

Via de regra, quanto menor o CPC para o anunciante: melhor!

E por que um anunciante paga faz campanhas de cpc com afiliados/publishers ?

A grande razão disso é que:

- os afiliados que tem sites nichado, tem a audiência correta para a vertical que o anunciante precisa. Ou seja, se seu site é um site da vertical de tecnologia, no nicho de notebooks por exemplo

Para um anunciante como DELL, positivo e Samsung por exemplo, faz total sentido fazer uma campanha de CPC com afiliados pois eles atraem os visitantes com interesse real nos produtos deste anunciante, ao contrário de anúncios chamados de caça-cliques que atraem todo tipo de usuário e que nem sempre é o público alvo dos anunciantes

Um dos grandes motivos também que levam anunciantes a fazerem campanhas de CPC são:

  • Levar tráfego qualificado para o site
  • Vender produtos parados em estoque
  • Captação de novos clientes
  • Remarketing nos visitantes
  • Diminuir o custo por clique em comparação com o google adwords

CPC do ponto de vista do afiliado (Publisher)

Nesse caso o afiliado recebe por cada clique que o usuário faz no anúncio que esta no seu site. Repare que no CPM. O afiliado ganha somente com a visualização e no CPC ele ganha somente se o usuário clicar neste anúncio ou link que este afiliado esta divulgando

Nesse modelo o afiliado/Publisher já sabe quanto vai ganhar por clique.

Exemplo:

Um anunciante pode te pagar por R$ 0,05 por cada clique ou R$ 0,15 por clique duplo destes usuários

CPC para Afiliados

Na modalidade de CPC o afiliado pode receber comissões de campanhas CPC de 2 formas

  • Clique único
  • Clique duplo

O clique duplo, também chamado de DPC, é quando o usuário além de clicar em algum banner ou link no site afiliado e depois que estiver no site do anunciante ainda deve clicar em algum produto dentro do site do anunciante

Geralmente as campanhas de CPC são fechadas e oferecidas apenas para alguns afiliados que tem tráfego relevante, geralmente não são abertos como as demais campanhas. lembrando que os anunciantes buscam sempre afiliados relevantes que tenha o perfil ideal para o objetivo da campanha

Campanhas de CPC são oferecidas para afiliados com tráfego relevante em seus sites, admin´s de grandes grupos de promoções no facebook e para afiliados de disparo de email marketing. São campanhas com tempo de duração muito curto e bem com objetivos e ações bem específicas

CPD para afiliados e Publishers

O CPD – Acrônimo de Custo Por Disparo é uma modalidade de campanha de email marketing aonde o anunciante paga determinado valor para que um determinado afiliado faça um disparo de e-mails. Afiliados de email marketing trabalham muito com campanhas de CPC

Existe também o CPO (Custo por abertura de e-mail): Os anunciantes pagam pela abertura do e-mail, ou seja, a cada abertura é cobrada uma fração de reais, indo dede R$ 0,08 reais a R$ 0,20 por e-mail aberto mas isso vamos falar no artigo sobre tipos de afiliados que no caso esse seria o afiliado de email marketing

por exemplo: se você é um afiliado que tem um base gigante de e-mails bem segmentados, um anunciante pode por exemplo te pagar R$ 5000,00 para um disparo para 5 milhões de e-mails

CPD também é o acrônimo de Custo Por Dia -  CPD é uma taxa fixa por dia de anúncio. Independente do número de impressões ou cliques que ele gerar igual nas campanhas de CPM e CPC, o anunciante paga um valor fixo para anunciar por um dia no site do publisher

CPI

O que é CPI Marketing?

O CPI usado no marketing digital é o acrônimo de Custo Por Instalação, ou do inglês, Cost Per Install

CPI esta muito ligado ao download de aplicativos e jogos, ao contrário de campanhas CPA, as campanhas de CPI são mais complexas de operar. Nessa modalidade, o afiliado ganha uma comissão pelo maior número de usuários que fizeram download de um aplicativo, seja ele um jogo ou um app de compras por exemplo

Do ponto de vista do anunciante, o objetivo é conseguir o maior número de instalações (usuários que fizeram download) pois ele sabe que que grande parcela destes usuários irão desinstalar o app e pra isso também oferecem incentivos exclusivos para quem mantém o app instalado. Veja por exemplo o caso de Magazine luiza e Americanas que oferecem cashback e descontos especiais para quem compra somente pelo aplicativo deles

O CPI é muito confundido com Custo Por Impressões, que seria o mesmo que CPM. muita gente ao invés de dizer CPM usa o termo CPI. Que no fim é a mesma coisa. Custo por Mil impressões ou Custo por Impressões (mil)

CPM = Custo por Mil impressões e CPI = Custo por Instalação

O modelo CPI é mais suscetível de fraudes por afiliados, isso inclui o uso de bots que  simulam downloads em celulares de IP diferente, que na verdade logicamente não eles existem

Outra fraude comum é o uso de tráfego incentivado, aquele que o usuário é obrigado a fazer o download do aplicativo para ter acesso premium ou ganhar um bônus por exemplo

Justamente por ser tão suscetível de fraudes, as campanha de CPI tem uma complexidade a parte no diz respeito ao tracking de links

Exemplo de CPI para Afiliados

Nessa modalidade, o afiliado pode ser remunerado de 2 formas

  • Instalação
  • Eventos

- Por instalação:

Aqui o afiliado ganha uma comissão toda vez que o usuário faz o download do aplicativo, usando ele ou não

- Por evento:

Aqui o afiliado ganha uma comissão toda vez que o usuário faz o download do aplicativo e o usa pela primeira vez (evento)

Exemplo:

- o usuário faz o download, mas tem que comprar alguma coisa, fazer o primeiro pedido, etc

Ou seja, um evento, não basta apenas baixar o aplicativo e não usar, ele tem de usar o aplicativo para que o afiliado ganhe uma comissão

Campanhas de Mobile CPI para anunciantes

Muitos anunciantes recorrem ás campanhas de mobile (CPI) para conseguir novos clientes e novas vendas com custo reduzido e mais assertivo no target

Uma das grandes vantagens do uso de CPI é a segmentação, você consegue por exemplo fazer uma campanha por faixa de idade, por geolocalização, por sexo, interesse, por tipo de aparelho celular, por rede de internet 3g, 4g, etc

Um dos objetivos também das campanhas de CPI é a fidelização do usuário e a redução de custos que o uso aplicativo implica para o anunciante.

No Brasil é muito difícil encontrar afiliados que trabalham com campanhas CPI, por isso as redes de afiliados recorrem á afiliados que estão no exterior e geralmente são empresas especializadas nesse tipo de entrega de campanha

O tipo de campanha mais comum no Brasil para aplicativos é o marketing de referência, veja por exemplo, 99 táxi, Uber, Rappi, ifood, sendo ifood mais famosa pelos cupons de desconto

Diferença entre CPI e CPA

A maior diferença entre o CPI e o CPA é o LTV

Do ponto de vista do anunciante, seria LTV vem do inglês Life Time Value, ou Valor do tempo de vida do cliente

É uma métrica que significa por quanto tempo uma empresa teve receita/lucro através de um cliente

No CPI as empresas querem o máximo de usuários possíveis usando seu aplicativo, como por exemplo magazine luiza.

Uma vez que este usuário baixe o app e passe a comprar somente por ele, isso aumenta o LTV da magazine luiza

Pense:

Se um usuário compra com desconto e cashback através do App, consequentemente ela não precisa de mais afiliados divulgando, menos vendedores físicos e por ai vai

Ou seja, além de ter receita recorrente ainda diminui os custos operacionais e com publicidade

Já nas campanhas de CPA, mesmo que o cliente faça o cadastro na loja ao comprar, ele não estará tão propenso assim a comprar se já tiver um APP no seu celular

Basicamente seria isso de modo simples

Logicamente que para nós afiliados isso pode ser prejudicial, uma vez que você leva um novo usuário do app para o anunciante, ele fará de tudo para que o usuário continue usando o app e assim diminuir seu custo com comissão para afiliados

CPL

O que é CPL Marketing?

CPL é o acrônimo de Custo Por Lead. ou seja, qual é o custo total que um anunciante tem para conseguir cada lead. sendo um lead considerado um cliente em potencial. O Custo Por Lead é a soma de todo custo para captar novos leads dividido pelo total de conversões

O que é um Lead?

Um lead é um contato. Um potencial comprador de produtos e serviços de um anunciante. Normalmente Leads são captados através de formulários.

Nessa modalidade de campanha o afiliado recebe uma comissão, geralmente de valor fixo, para cada lead captado ( formulário preenchido)

Quanto mais campos um formulário tiver, maior é a comissão para o afiliados. Ou seja, quanto mais informações um usuário tiver de preencher no formulário, mais caro irá ser para o anunciante e maior será a comissão do afiliado ganhará

Isso ocorre por que o lead é altamente qualificado para o anunciante e do ponto de vista do afiliado é mais difícil fazer o usuário preencher tantos dados em um formulário

Exemplo de CPL para afiliados

Campanha de CPL para captação de potenciais compradores de um apartamento

Se o formulário exige somente: Nome + Email + Telefone, você pode ganhar/cobrar R$ 10,00 por Lead (cada formulário preenchido)

Se for Nome + Email + Telefone + CPF + Renda Atual + Valor pretendido de entrada no financiamento do apartamento + CPF do cônjuge , então você pode ganhar até R$ 25,00 por Lead

Resumindo: quanto mais campos de informações um formulário contiver, maior será a sua comissão para o afiliado e mais difícil será para o afiliado conseguir mais leads também.

Dicas para Afiliados CPL

  • Existem redes especializadas em campanhas CPL no Brasil
  • Cuidado com as sub redes de afiliados pois ela "comem" a sua margem de lucro
  • Esteja atento ás invalidações por parte do anunciante
  • Faça disparo de email marketing, facebook leads ads para ter um bom retorno
  • O setor automotivo, educacional e financeiro tem os anunciantes que pagam comissões melhores para afiliados de CPL

CPA

O que é CPA Marketing?

CPA é o acrônimo de Custo Por Ação ou também chamado de Custo Por Aquisição

Também conhecido como CPS – Cost Per Sales ou Custo Por Venda

Vem do inglês Cost Per Acquisition ( custo por aquisição)

é o tipo de comissão mais usado no mercado de afiliados. Nesse modelo o afiliado ganha uma comissão fixa ou escalada por cada venda que ele leva para o anunciante

CPA do ponto de vista do Anunciante

Suponhamos que um anunciante tenha efetuado 250 vendas, somando um total de R$ 28,000

O CPA é a média por transação realizada

Neste caso, o CPA foi de 28.000/250 = R$ 112,00 por venda

Quando um anunciante contrata uma rede de afiliados ou cria um programa de afiliados, usando o marketing de afiliados como canal de mídia para aumentar sua performance em vendas, ele na verdade esta fazendo o que chamamos de compartilhamento de receita

Pois, se ela pagar 10% do valor das vendas para o afiliado, ele pagará R$ 11,20 em média para cada venda efetuada. Logicamente que os custos com afiliados e demais despesas entram no custo total por venda mas nesse exemplo apenas foi uma forma simples de tentar te explicar como funciona o modelo CPA do ponto de vista do anunciante

CPA do ponto de vista do afiliado

Nessa modalidade de remuneração para nós afiliados, que é inclusive a mais comum, nós ganhamos uma porcentagem geralmente fixa ou escalada de comissão sobre cada venda que levamos para o anunciante.

Repare que o CPA não é somente para vendas, um CPA pode ser podem variar de cliques a solicitações de serviço, até preenchimento de formulários, instalações e downloads depende muito do objetivo do anunciante

Cabe destacar que se você tem um site monetizado com adsense você afiliado esta recebendo por CPM enquanto que o anunciante pode fazer uma campanha de CPM. Com o objetivo de fazer vendas (CPA)

A mesma coisa para as campanhas de CPC, o anunciante faz anúncios PPC com o objetivo de conversões de vendas (CPA)

Nessa hora que entra o afiliado de tráfego arbitrado, aquele que compra um tipo de mídia (CPM ou CPC por exemplo) com o objetivo de conversão (CPA) de forma que quando o usuário clique no seu link afiliado, ele ganhe uma comissão. Muitos afiliados por exemplo, usam o Native ads para isso. veiculam anúncios via native ads a fim de que o usuário faça uma compra. isso acontece muito no facebook também e geralmente é proibido no google ads. Recomendo que sempre verifique as regras do programa de afiliados do anunciante para saber quais tipos de tráfego ele aceita, inclusive de Ads

Esse tipo de afiliado cria landing pages, compra tráfego para estas páginas a fim de conseguir uma conversão. Isso é muito usado pelos afiliados de infoprodutos mas poucos sabem comprar tráfego arbitrado com redes de performance.

Para afiliados de performance é quase a mesma coisa, eles compram tráfego para levar o usuário para o seu site e dentro do site caso o usuário clique em um link e faça uma compra no site no anunciante, então eles ganham uma comissão

Recomendações para Afiliados CPA

  • Ter um site nichado
  • Escolher os melhores produtos para divulgar, nem sempre ter tudo é a melhor opção
  • Saiba escolher bem os anunciantes
  • Saiba escolher uma boa rede de afiliados
  • Analise sempre o que compensa mais: Alto volume de produtos Vs. Poucos produtos com boas comissões

Tipos de Remuneração para Afiliados

Os modelos de remuneração depende muito da estrutura de comissões e objetivos de cada anunciante

As formas de remuneração mais comuns para afiliados são:

  • Comissões fixas
  • Incentivos
  • Comissão escalada
  • Comissão Recorrente

Comissões Fixas

É o modelo mais comum, o afiliado ganha uma porcentagem fixa sobre cada venda que ele traz para o anunciante. Pode ser por novo pedido do cliente ou pedido de cliente existente sendo por desktop ou mobile.

As comissões fixas podem ser divididas em 2 partes, sendo para todos os produtos ou apenas para categorias de produtos e datas especiais. Geralmente nas datas especiais, tanto os anunciantes quanto as redes de afiliados oferecem incentivos para afiliados

Incentivos

Os incentivos são ações específicas que tanto anunciantes quanto redes de afiliados fazem a fim de incentivar os afiliados a venderem mais. Para isto geralmente há prêmios e/ou aumento de comissões por tempo determinado

Comissão Escalada

Geralmente é uma tabela de comissões, quanto mais um afiliado vende, maior será a comissão conforme seu volume de vendas

Comissão Recorrente

É o tipo de comissão que o afiliado ganha enquanto o usuário estiver usando o serviço do anunciante, muito comum em ferramentas online de marketing (SAAS)

Remuneração e Comissões para Afiliados

Escolher os produtos com altas taxas de comissão em itens baratos ou baixas taxas de comissão em itens caros é uma decisão importante na vida do afiliado. Para isso sempre recomendo que preste atenção em 3 fatores:

  • Seu público
  • Ticket médio da campanha (você pode pedir isso para seu Account manager nas redes de afiliados
  • EPC da campanha
  • Taxa de invalidação média do anunciante

Analisando estes e outros fatores, você terá uma boa base para escolher que tipo de produto, anunciantes e que formato de divulgação é melhor para você trabalhar. Uma das melhores formas de ganhar comissão como afiliado é a comissão baseada em receita recorrente

Outro fator importante na escolha de produtos e programas de afiliados para divulgação é o modelo de atribuição usado. No Brasil o modelo mais usado é o last click ( último clique) mas sempre é bom conferir isso na descrição do programa antes de se aplicar a ele

Ter um site afiliado nichado, entender sua audiência e ter dados sobre sua audiência, coletar dados destes visitantes do site, saber comprar tráfego entre outros, é muito importante para que um afiliado profissional tenha sucesso e saiba tanto escolher boas campanhas, formatos de remuneração quanto negociar payouts (comissões) melhores