Tipos de Afiliados de Performance

Neste artigo iremos falar sobre os tipos de afiliados de performance, Conforme você viu nos artigos anteriores, existem diversos tipos de sites afiliados e diversos tipos de ofertas tanto para afiliados de redes de afiliados quanto para afiliados com site próprio.

O importante neste artigo é você aprender os modelos de monetização de sites afiliados e para afiliados de performance antes de entrarmos em assuntos mais avançados, vamos lá

Tipos de Afiliados

Afiliados CPA – Custo por Ação

É o tipo mais comum de afiliado que ganha uma comissão por cada venda realizada ou por cada ação executada, lembrando que estas ações executadas podem ser o preenchimento de um formulário como nas campanhas de CPL ou um download de aplicativo como fazem os afiliados de CPI

Afiliados CPM

Afiliados de CPM – Custo por Mil Impressões. São os afiliados que monetizam seus sites afiliados com a impressão de anúncios. Eles ganham um determinado valor para cada 1000 impressões deste anúncio em seu site. O google Adsense é o modelo mais comumente usado por este tipo de afiliado

Afiliados CPC

São afiliados que trabalham com campanhas de CPC – Custo por Clique, ou seja, este tipo de afiliado ganha um valor determinado para cada clique que um usuário faz no seu site, seja em um link ou em um banner. As comissões por clique podem ser por clique único ou por duplo clique, nas comissões por duplo clique o usuário tem de clicar no link ou banner do site afiliado e ao chegar no site do anunciante, tem de clicar em algum produto por exemplo, só assim a comissão é contabilizada para o afiliado.

Cabe lembrar que geralmente campanhas de CPC são geralmente fechadas e somente são oferecidas para afiliados cuja audiência tem afinidade com os produtos do anunciante. Sites Nichados tem alta chance de receberem campanhas de CPC

Este tipo de campanha é veiculada através de links, banners e disparo de email de marketing como você verá abaixo.

Afiliados de Email Marketing

Os afiliados de email marketing como o próprio nome diz, são afiliados que trabalham com email marketing e podem ser comissionados de algumas formas:

CPD – Custo Por Disparo: O afiliado recebe um valor fixo por determinada quantidade de e-mails enviados

CPA- Custo por Abertura – O afiliado recebe um valor fixo para cada email aberto pelo destinatário

Aqui vale mencionar que afiliados de email marketing também rodam muito campanhas de CPC -  Custo por Clique e Campanhas de CPA

Afiliados de CPI

São afiliados Mobile, Eles trabalham com campanhas que visam o download de aplicativos e podem ser monetizados de 2 formas:

- Por Download único

Nas campanhas de download único, os afiliados de CPI ganham uma comissão fixa para cada usuário que fazem um download de um determinado aplicativo

- Por Evento

Já nas campanhas por evento, além do usuário fazer o download do aplicativo, este usuário também tem de executar alguma ação, seja o primeiro pedido ou a primeira compra. Ou seja, o afiliado de CPI somente irá ganhar a comissão depois que usuário usar o aplicativo de fato

Afiliados de CPL

Os afiliados de CPL – Custo Por Lead – São afiliados que ganham comissões para cada lead (Potencial cliente) que eles conseguem para o anunciante, os famosos formulários

Vale ressaltar que quanto mais campos necessários de preenchimento um formulário contiver, maior será a comissão do afiliado e maior será a dificuldade do afiliado para conseguir novos usuários que sejam leads.

Como falamos no artigo sobre tipos de sites afiliados, quanto mais nichado for um afiliado, seja de redes sociais ou com site próprio, maior serão as chances de conversão em campanhas de CPL

Afiliados de Tráfego Arbitrado

São afiliados especializados na compra de tráfego, é um tipo de afiliado mais sofisticado. Ele compra tráfego em formato e ganha comissão em outro, exemplo: Ele compra tráfego via CPM. e ganha comissão em CPA, CPL ou CPI