O que é Marketing de Referência ?

O que é marketing de referência?

Marketing de Referência é uma estratégia baseada na aquisIação de novos clientes por meio da indicação dos seus atuais cliente, geralmente estas indicações geralmente são boca a boca espontaneamente.  As empresas geralmente recompensam os clientes que captam novos clientes através do pagamento de comissões ou alguma forma de bonificação

O marketing boca-a-boca  ocorre quando outras pessoas falam sobre um negócio ou produto, também é considerado uma forma de marketing de referência. O boca a boca é o princípio por trás de coisas que “se tornam virais” na internet

O marketing de referência produz o mesmo efeito, mas é iniciado e dirigido por uma empresa. Geralmente, existe alguma forma de incentivo ou recompensa oferecida aos clientes para indicar outras pessoas.

O que é uma estratégia de referência?

. O marketing de referência pode assumir várias formas, mas no fundo, é uma maneira de conseguir que seus maiores fãs ajudem a espalhar a palavra sobre sua marca

mas vamos olhar o marketing de referência do ponto de vista do afiliado, que é o objetivo do nosso blog, ok?

no Brasil não é muito comum, mas em empresas americanas e européias é muito comum que uma empresa, geralmente ferramentas de marketing, tenham programas de referência e/ou programas de afiliados

repare na imagem abaixo no site na semrush, todos os sites estrangeiros e alguns brasileiros tem isso

ou é um programa de afiliados ou é um programa de referência e diferente do que falamos acima sobre marketing de referência, você não precisa ser necessariamente cliente/usuário da ferramenta ou produto

basta que você divulgue seu link afiliado que geralmente é feito através de reviews de ferramentas de marketing, muito comum no Estados Unidos

Repare que o semrush paga até 40% de comissão recorrente conforme o novo usuário mantiver a assinatura do semrush, aqui você acessar o programa de afiliados da SemRush

além do marketing de referência ser muito utilizado pelas ferramentas de marketing, outro mercado também que usa muito o marketing de referência são os aplicativos como ifood, rappi, uber, 99 táxi, etc

lembrando que o marketing de referência não é a mesma coisa que o marketing de afiliados, conforme falamos no artigo Afiliados de performance no Brasil

Qual é a diferença entre marketing de referência e marketing de afiliados?

O marketing de afiliados tem uma estrutura semelhante ao marketing de referência, pois ambos usam incentivos para gerar novas receitas para os clientes. O que difere um do outro são as estratégias usadas

Um programa de referência oferece a clientes e usuários atuais incentivos sempre que um amigo que ele indicar se inscrever ou adquirir o mesmo produto ou serviço. O principal participante de um programa de referência é um cliente.

As recompensas costumam ser um desconto único, cartão-presente ou um upgrade de serviço. Uma atualização do serviço que pode ser algo como mais espaço de arquivo ou acesso a uma sala VIP, et

Por outro lado, um programa de afiliados recompensa os profissionais de marketing de afiliados como por exemplo blogueiros, influenciadores, podcasters, enfim

Uma grande diferença do marketing de afiliados em relação a um programa de referência é que o afiliado de um programa de afiliados não precisa ser um cliente mas possui relacionamentos ou um público-alvo relacionado ao cliente-alvo do programa de referência

Exemplos de programas de referência vs programas de afiliados

Dropbox [Programa de referência]

Um exemplo perfeito disso é o Dropbox, que valeu a pena para os usuários consultarem. Eles oferecem espaço livre adicional para cada indicação bem-sucedida

Uber [Programa de referência]

Outra marca que domina a arte da referência é a Uber . Cada usuário recebe seu próprio link de referência e a cada novo cliente que você indica para a Uber, você ganha uma viagem grátis

Amazon [Programa de Afiliados]

Quando se trata de marketing afiliado, a Amazon provavelmente vem à mente. Você deve ter notado que muitos blogueiros recomendam produtos em seus artigos. Se você olhar mais de perto, verá que essas recomendações tem links que levam à Amazon.

Para resumir, a Amazon rastreia de onde vêm essas vendas. Quando eles veem as vendas provenientes de uma página específica de blogs, eles pagam uma comissão para esse blogueiro.

Qual a recomendação para Afiliados que querem trabalhar com marketing de referência?

  • Sempre verifique a tabela de comissão para saber qual o valor mínimo para saque
  • Confira se os pagamentos serão em dinheiro, créditos ou alguma outra forma de bonificação.
  • Cuidado ao indicar produtos, serviços e empresas das quais nunca ouviu falar, desconfie ou que quase ninguém conhece, geralmente são startups
  • Verifique se existem prazos pra utilização dos créditos
  • Sempre leia as regras e condições gerais para não ter vendas e indicações anuladas