Como funciona um Link Afiliado

Neste artigo você vai aprender um pouco mais sobre como funciona um link afiliado e sobre modelos de atribuição

Como funciona um Link Afiliado
Photo by JJ Ying / Unsplash

Os links de afiliados funcionam como qualquer outro link na internet, mas quando você clica em um link de afiliado, ele salva um cookie no navegador do usuário, este cookie é o cookie marketing, que nada mais é que um pequeno pedaço de dados enviados de um site e armazenados no navegador da Web do usuário enquanto o usuário está navegando no site

Ele salva estes dados no navegador do usuário e envia algumas informações para o servidor do anunciante para informar que se uma compra for feita por quem quem clicou no link e esta acessando o site do anunciante, esta venda foi feita por um afiliado para então assim o anunciante trackear a venda e pagar a comissão devida para o afiliado que levou esta indicação de compra

O cookie que é salvo em seu computador também permite que o site que você visitou saiba quem você é na próxima vez que visitar o site e comprar algo

O cookie permanece ativo por um determinado período – geralmente 30 dias, mas às vezes mais. veja mais sobre isso no artigo sobre o que é latência de cookies

Resumidamente:

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um link afiliado tem a função de implantar no navegador do usuário, um cookie para transmitir dados da venda para o servidor do ecommerce do anunciante, para que caso seja concluída uma venda, o anunciante saiba que a venda foi feita através do link de um afiliado e assim ele possa receber a sua devida comissão

um link afiliado tem a função de implantar no navegador do usuário, um cookie para transmitir dados da venda para o servidor do ecommerce do anunciante, para que caso seja concluída uma venda, o anunciante saiba que a venda foi feita através do link de um afiliado e assim ele possa receber a sua devida comissão

Um link de afiliado é um URL exclusivo atribuído a um afiliado específico. O link do afiliado contém e registra o ID ou nome de usuário do afiliado, permitindo que o afiliado obtenha crédito pelo tráfego enviado ao site do anunciante. Se um visitante clicar no link do afiliado e realizar a ação pela qual um anunciante paga uma comissão, o afiliado será pago.

Um link de afiliado se parece com qualquer outro URL, porém URL´s de afiliados tem informações extras no final do URL por meio do uso de parâmetros de URL, como por exemplo, o ID de afiliado, o ID de oferta ou ID da promoção, etc

Um parâmetro de URL é qualquer texto após o ?em um link da web.

Por exemplo: www.meusite.com.br/?códigoafiliado=280

Repare que neste link contém o ID do produto, o ID do anunciante e o ID do afiliado

link afiliado
Link afiliado

Modelos de Atribuição e Links Afiliados

Você colocou um link de afiliado em seu site e alguém clica para comprar, mas por algum motivo, essa pessoa sai do seu site e começa a navegar na web em busca de outra coisa que lhe interessa e começa a ler o site de outra pessoa que fala sobre o mesmo produto que você tinha um link de afiliado

Essa pessoa já clicou no seu link de afiliado, então agora ela tem um cookie salvo em seu computador que contém sua ID de afiliado para que você possa receber o pagamento na hora da compra.

Agora que a pessoa leu mais informações sobre o produto, ela clica no link do outro site que ela estava pesquisando mais sobre o produto que você indicou com seu link , porém neste site, ela tinha ela clicou em um link de afiliado diferente. Neste caso, foi plantado outro cookie no navegador do usuário por um link afiliado diferente e para quem vai a venda agora?

Se eles clicarem em seu link de afiliado e não comprarem imediatamente, mas mais tarde no mesmo dia ou na próxima semana clicarem em outro link de afiliado que os direcione para a mesma página, qual afiliado receberá a comissão sobre a venda?

Para resolver este problema, usamos os modelos de atribuição, ou seja, para qual afiliado devemos atribuir a comissão

modelos de atribuição
modelos de atribuição

Nos modelos de atribuição podemos receber de acordo com a jornada do consumidor (falaremos disso em outro post), basicamente no marketing de afiliados nós recebemos pelo último clique, ou seja, pelo último clique no link, pelo último cookie no navegador do usuário

Algumas redes e programas de afiliados podem pagar também pelo modelo linear (aonde todos os afiliados ganham) e pelo primeiro clique afiliado independente do usuário ter clicado em outros links depois

Se você é do tipo de afiliado que tem um site afiliado, o google recomenda que seu site afiliado deve conter muito mais informações sobre produtos e serviços com seu link afiliado do que propriamente um site somente com links afiliados

a dica aqui é: se você tem um site por exemplo de pechinchas e promoções, você deve escrever artigos sobre produtos e promoções, etc, para que seu site gere valor tanto para o usuário quanto aos olhos do google, sob pena de você não ranquear,

já que isto está previsto nas diretrizes do google para links afiliados conforme os links abaixo que você pode acessar para se informar melhor

Diretrizes do google para links afiliados

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